Brasil em relação aos Abalos Sísmicos

10-11-2010 22:51

Embora esteja localizado sobre o centro de uma placa tectônica, o Brasil não é imune a terremotos de grande magnitude, de acordo com o Observatório de Simologia da Universidade de Brasília (OBSIS).

Segundo informações do "Mapa tectônico do Brasil", criado pela Universidade Federal de Minas Gerais, as análises de mapas topográficos e geológicos mostram que as regiões que apresentam o maior número de falhas são o Sudeste e o Nordeste, seguidas pelo Norte e Centro-Oeste, e, por último, o Sul.
O Nordeste é a região que mais sofre com abalos sísmicos. O segundo ponto de maior índice de abalos sísmicos no Brasil é o Acre.

 

 

Causas e consequências

Na realidade a terra treme em várias regiões do Brasil e em virtude de sua grande extensão territorial e grandes áreas inabitadas esses fatos não chegam a gerar um grande problema. Estes fenômenos ocorrem em virtude de a superfície terrestre não ter uma formação contínua e sim ser formada por placas tectônicas, por sua vez essas placas possuem em suas formação falhas geológicas, pesquisas efetuadas já mostraram que a Placa Sul Americana sob a qual esta o território brasileiro possui várias falhas geológicas, cujo processo de acomodação resulta em tremores de baixa a média intensidade. O Instituto de Geociências da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais localizou 48 falhas geológicas no território brasileiro, locais onde potencialmente podem ocorrer tremores - em seis delas, de fato já foi registrado tremores, o mapa mostra várias falhas tectônicas na região nordeste inclusive no Ceará. O trabalho resultou no Mapa Neotectônico do Brasil, que localizou as falhas na chamada placa Sul-Americana, durante muitos anos o Brasil conviveu com a crença de que em nosso território não ocorre terremotos, mas na realidade faltavam pesquisas sobre a dinâmica das placas tectônicas e suas falhas geológicas.

Lista dos maiores terremotos ocorridos em solo brasileiro: 

  • São Paulo, 1922- 5,1 pontos (Escala Richter);
  • Espírito Santo, 1955- 6,3 pontos;
  • Mato Grosso, 1955- 6,6 pontos;
  • Ceará, 1980- 5,2 pontos;
  • Amazonas,1983- 5,5 pontos;
  • Rio Grande do Norte, 1986- 5,1 pontos;
  • Minas Gerais, 2007- 4,9 pontos.

 

 

 

—————

Voltar